Notícia
Dia Mundial do Rim de 2018 traz como tema “Saúde da mulher”
Foi comemorado no dia 08/03/2018 o Dia Mundial do Rim, coincidentemente no Dia Internacional da Mulher. Desde 2006, a equipe do IUN participa ativamente desse evento mundial, onde são realizadas ações de conscientização e exames preventivos à população. As atividades desenvolvidas foram distribuição de folhetos informativos, aferição de pressão arterial, pesquisa informacional e teste de glicemia. As principais causas de Doença Renal Crônica (DRC) são a hipertensão arterial e a diabetes e neste ano podemos destacar a importância da saúde da mulher, em especial a doença renal na mulher.
O risco de desenvolver DRC é maior em mulheres em comparação aos homens, com uma prevalência média de 14% em mulheres e 12% em homens. Os motivos principais dessa diferença é que algumas doenças são mais prevalentes em mulheres, como é o caso do Lúpus, doença em que o sistema imunológico ataca as próprias células e os órgãos, levando à nefropatia lúpica. Além, disso, mulheres são acometidas com maior frequência a quadros de infecções urinárias mais complicadas e também estão sujeitas às complicações da gestação, como a pré-eclâmpsia (situação com hipertensão arterial severa com riscos à saúde da mãe e do feto), aborto séptico (infecção da placenta) e os sangramentos pós-parto.
O objetivo da campanha é a prevenção da doença renal.
Se você tiver diabetes, hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, acima de 60 anos de idade, doenças do coração, faz uso de anti-inflamatórios e tem doenças renais na família, peça para seu médico fazer a dosagem de creatinina no sangue e exame de urina tipo I.