História do IUN - IUN - Urologia

17 4009-9191
Rua Voluntários de São Paulo, 3826
São José do Rio Preto / SP

História do IUN

001-banner-inicial-foto-iun

Missão do IUN

“Oferecer excelência no atendimento em Urologia e Nefrologia”

Um Centro de Referência Nacional em Medicina

Fundado em 1968, o Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) é hoje um Centro de Referência Nacional em Medicina.

Atividades Pioneiras

Junho de 1968 fizemos a 1ª diálise peritoneal e em dezembro de 1972 a 1ª hemodiálise. Em 1977 o IUN realizou o primeiro transplante renal de Rio Preto, e também foi reconhecido como o primeiro centro a realizar transplante renal fora de hospitais universitários. Atualmente aproximamo-nos de 1100 transplantes realizados.

Há mais de 35 anos o Laboratório de Imunologia de Transplante do IUN, único da região e centro de referência nacional, realiza exames para transplantes, entre vivos e falecidos, pós e pré-transplantes.

Em 1979 iniciou o programa de residência médica em urologia e nefrologia. Atualmente o serviço de urologia, credenciado pela Sociedade Brasileira de Urologia e Comissão Nacional de Residencia Médica já formou mais de 70 especialistas que hoje trabalham em todo Brasil.

Em meados de 1988 instalamos o primeiro serviço de ultra-som transretal da próstata na cidade e região, e logo em seguida iniciamos com as primeiras biópsias de próstata com pistola de biópsia.

Em 1998 iniciamos com as primeiras biópsias renais com imunoperoxidase, sendo o único centro nacional que utiliza esta técnica de rotina.

Em 1992 o IUN instalou o primeiro aparelho de litotripsia extra-corpórea por ondas de choque de Rio Preto e região, sendo atualmente o centro de LECO mais dinâmico da região.  Iniciamos 2015 com aproximadamente 10 mil casos tratados.

Ao final de 1994 adquirimos o primeiro aparelho de urodinâmica da região, e já no começo de 2015contamos com mais de 20 mil estudos urodinâmicos e fluxométricos realizados.

No inicio de 2010 iniciamos as cirurgias videolaparoscópicas e a utilização de laser no tratamento dos cálculos renais, práticas correntes hoje no serviço.